Para refletir!!!

"Construimos muros demais e pontes de menos"
Isaac Newton

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Plano de aula - Reciclagem do lixo

Lixo: A importância de reciclar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula?


1. Analisar os principais problemas de ordem sanitária e ambiental provocados pelo acúmulo de lixo em diversos lugares;
2. Desenvolver uma consciência crítica na busca pelo desenvolvimento sustentável;
3. Refletir sobre a importância da coleta de produtos recicláveis em diversos setores da sociedade;
4. Identificar a relevância de mídias digitais na produção de informações.
Duração das atividades
3 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Preservação dos recursos naturais.
2. Desenvolvimento sustentável.
3. Manuseio de equipamentos digitais.
4. Noções básicas de informática.


Estratégias e recursos da aula


EXECUÇÃO DA PRIMEIRA AULA: ( Sala de aula/laboratório de informática da escola)
Na sala de aula o professor discutirá com os alunos sobre os problemas sociais e ambientais provocados pelo acúmulo do lixo em diversos lugares como: terrenos baldios, lugares públicos, rios, mares, etc. E destacará que diversos problemas como doenças, poluição, seriam evitados se os materiais recicláveis fossem coletados e reaproveitados através do processo de reciclagem para produção de outros materiais.
Para complementar a discussão em grupo, os alunos irão ao laboratório de informática para assistirem ao vídeo do youtube “Um oceano de plástico'' disponível no link:
http://www.youtube.com/watch?v=2bSN9JXsS90
Após assistirem o vídeo será dado um tempo para que pesquisarem na internet outros vídeos e materiais que retratem o tema em estudo, analisando consequências para a sociedade e para o meio ambiente e pedirá também para que pesquisem dados referentes ao assunto em seu município. Terminado esse período será feita uma nova discussão do assunto com a turma e o professor poderá orientá-los a registrarem(através de vídeos, imagens, etc) o tema do assunto tratado em seu bairro ou comunidade.


MOMENTO EXTRA-CLASSE
Os alunos serão divididos em duplas para que possam observar alguns locais em sua comunidade e lugares públicos e verificar se há ocorrência de depósitos de lixo ou problemas de coleta e/ou se realiza a reciclagem de materiais; de posse de câmera digital ou celular com câmera os alunos irão coletar imagens e fotografias do bairro que moram e que retratem aspectos da aula que está sendo desenvolvida.
EXECUÇÃO DA SEGUNDA E TERCEIRA AULAS: ( Laboratório de informática da escola)
Tendo realizado a coleta de imagens e fotografias os alunos irão editá-las e criar slides inserindo imagens, vídeos e textos retratando o que perceberam em sua comunidade.
Ao concluírem as atividades as duplas apresentarão seus trabalhos para os demais colegas demonstrando e discutindo a importância da aprendizagem utilizando diferentes recursos em mídias digitais.
Recursos Complementares
O professor poderá utilizar também outros vídeos que retratem sobre a temática do lixo e o meio ambiente como estes encontrados nos links abaixo.

3. Filme o nosso lixo de cada dia – youtube.http://www.youtube.com/watch?v=HhMDeA0Bj5g&feature=related
4. E esse Lixo que não some? - youtube.http://www.youtube.com/watch?v=llnuvq9yJ8s&feature=related

Avaliação
Serão avaliados a participação, o envolvimento, a criatividade na produção de vídeos e imagens, o desempenho na criação e apresentação dos trabalhos, coerência dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos com o tema proposto.


Comentário:
Acredito que esse tipo de atividade será muito mais interessante e estimulante para os nossos alunos, pois irão trabalhar com algo que é real para eles, algo que faz parte do seu cotidiano, dessa forma será esperado que esse tipo de trabalho desperte o seu senso crítico, interesse e curiosidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário