Para refletir!!!

"Construimos muros demais e pontes de menos"
Isaac Newton

domingo, 10 de julho de 2011

SISTEMA URINÁRIO 8°ANO

SISTEMA URINÁRIO
Excretas: São produtos das atividades celulares que precisam ser eliminados(excretados) do organismo. Eles são excretados através do sistema respiratório (gás carbônico) da pele (suor) e do sistema urinário (urina).
Fezes ≠ excretas, pois as fezes são formadas principalmente por restos de alimentos não digeridos pelo organismo.
O sistema urinário é constituído pelos órgãos que produzem e armazenam a urina. Na urina encontramos ácido úrico, ureia, sódio, potássio, bicarbonato, etc.
 Os órgãos urinários compreendem os rins, que produzem a urina, os ureteres, que transportam a urina para a bexiga, a bexiga onde a urina fica retida por algum tempo, e a uretra, através da qual a urina é expelida do corpo. 
Rim
            Os rins são órgãos pares, em forma de grão de feijão, localizados logo acima da cintura estando situados de cada lado da coluna vertebral, entre o peritônio e a parede posterior do abdome. Sua coloração é vermelho-parda. A unidade funcional dos rins é o néfron.  
Funções dos Rins 
Os rins realizam a  filtração do sangue e a formação da urina, os rins contribuem para a homeostasia dos líquidos do corpo de várias maneiras entre elas temos: 
  • regulação da composição iônica do sangue;
  • regulação do volume e PH sanguíneo;
  • regulação da pressão arterial;
  • liberação de hormônios;
  • excreção de resíduos e substâncias estranhas.

Ureter

São dois tubos que transportam a urina dos rins para a bexiga. São órgãos pouco calibrosos, os ureteres têm menos de 6mm de diâmetro e 25 a 30cm de comprimento. 
Bexiga
            É o órgão humano no qual é armazenada a urina, que é produzida pelos rins. É uma órgão oco caracterizado por sua elasticidade. Nos homens situa-se diretamente anterior ao reto e, nas mulheres está à frente da vagina e abaixo do útero.  A capacidade média da bexiga de um adulto é de 700 a 800 ml; é menor nas mulheres porque o útero ocupa o espaço imediatamente acima da bexiga. 
Uretra
A uretra é um tubo que conduz a urina da bexiga para o meio externo, sendo revestida por mucosa que contém grande quantidade de glândulas secretoras de muco. A uretra e termina na superfície exterior do corpo, no pênis ou vulva.
Na mulher a uretra é mais curta e está relacionada unicamente a excreção, já no homem é maior e está relacionada às funções de excreção e reprodução. 
Sugestões de sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário