Para refletir!!!

"Construimos muros demais e pontes de menos"
Isaac Newton

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Projeto Meio Ambiente e Gerações Futuras

PROJETO MEIO AMBIENTE E GERAÇÕES FUTURAS: O PAPEL DA ESCOLA NA CONSERVAÇÃO DO AMBIENTE PARA AS GERAÇÕES FUTURAS.

Justificativa e objetivos

O projeto será realizado na escola municipal Professor Luis Maranhão Filho em Parnamirim-RN, com os alunos do 7° ao 9°ano do ensino fundamental durante o todo o segundo semestre de 2011, de forma interdisciplinar englobando as disciplinas de ciências, geografia, história, português e artes, tendo como foco os problemas ambientais pertinentes a comunidade.
Pretende oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e suas consequências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. Visa contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão.
Tem como objetivo geral possibilitar aos educandos adquirir conjunto de conceitos, procedimentos e atitudes que operem como instrumentos na conservação de um ambiente mais saudável e na transformação de uma sociedade justa e sustentável.
Seguindo as orientações dos PCNs o objetivo maior do projeto é que os alunos percebam-se integrantes, dependentes e agentes transformadores do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente, ou seja, que adquiram não só conceitos, mas procedimentos e atitudes para contribuírem de forma efetiva na comunidade e em escala global.
Como metas secundárias o projeto visa explicar noções básicas de ecologia com uma linguagem apropriada, despertar nas crianças valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras, sensibilizar sobre o uso sustentável dos recursos naturais, apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar e mobilização de toda a comunidade escolar para o desenvolvimento de atividades com a finalidade de conscientizar a população sobre as questões ambientais.

Fundamentação

A fundamentação teórico/prática do projeto ocorrerá por intermédio do estudo de temas que englobam pesquisas, palestras, documentários e aulas de campo. Esses processos oferecem subsídios aos alunos para atuarem de maneira a englobar toda a comunidade escolar e o bairro na coleta de dados para conhecer seu meio e levantar os problemas ambientais. Os conteúdos trabalhados serão necessários para o entendimento dos problemas e, a partir da coleta de dados, à elaboração de pequenos projetos de intervenção.

Desenvolvimento

O projeto será trabalhado da seguinte forma: primeiro haverá uma discussão em sala de aula sobre temas relacionados ao meio ambiente, impactos ambientais e sustentabilidade. Para complementar a discussão, os alunos irão ao laboratório de informática para assistirem vídeos e fazerem pesquisas sobre o tema tratado. Em seguida, será solicitado a cada aluno verifique os principais problemas ambientais existentes na comunidade e os relatem por meio de fotos, vídeos, desenhos ou através de textos escritos (fase de apresentação e análise).
Cumprida a primeira etapa realizar-se-a a descrição dos principais problemas em sala. Tendo por base o que será apresentado pelos alunos poderão ser definidos os seguintes eixos temáticos: o do lixo, da água, do aquecimento global e outros.
Para cada tema relacionado será promovido um estudo em sala, com posterior discussão, procurando mostrar em que contexto os alunos e a comunidade estavam inseridos nos mesmos, bem como, se suas ações estavam ou não contribuindo para cada um dos fatos em questão (fase de discussão).
Terminada a apresentação e a discussão, iniciar-se-a a fase de produção onde cada aluno criará ou reproduzirá textos, paródias, slides, vídeos e afins sobre o que constatará e sobre o que viu nas primeiras etapas. Essa fase do projeto será realizada no laboratório de informática com o auxílio do tutor, que ajudará na produção de vídeos, slides, etc. Ao final dessa etapa os alunos farão um relato de ações que poderão ser feitas em prol da conservação ambiental.

Estratégias

Como estratégias para alcançar os objetivos do projeto serão realizadas e desenvolvidas as seguintes atividades: campanhas para a diminuição do uso de veículos, de embalagens plásticas, do consumo de água, etc; releitura de obras; reciclagem; paródias; apresentação de peças teatrais com o objetivo de sensibilizar e conscientizar os indivíduos sobre a importância de preservar o meio ambiente; mutirão de combate a dengue, pesquisas semanais na internet(no laboratório da escola) com o objetivo de verificar as ações locais e mundias no meio ambiente.

Avaliação e resultados

A avaliação será feita de forma contínua, contemplando especificidades e habilidades prévias dos alunos, identificando e relatando os resultados alcançados.
Os resultados e relatos dos alunos serão publicados no blog da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário