Lixo: A importância de reciclar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula?
1. Analisar os principais problemas de ordem sanitária e ambiental provocados pelo acúmulo de lixo em diversos lugares;
2. Desenvolver uma consciência crítica na busca pelo desenvolvimento sustentável;
3. Refletir sobre a importância da coleta de produtos recicláveis em diversos setores da sociedade;
4. Identificar a relevância de mídias digitais na produção de informações.
2. Desenvolver uma consciência crítica na busca pelo desenvolvimento sustentável;
3. Refletir sobre a importância da coleta de produtos recicláveis em diversos setores da sociedade;
4. Identificar a relevância de mídias digitais na produção de informações.
Duração das atividades
3 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. Preservação dos recursos naturais.
2. Desenvolvimento sustentável.
3. Manuseio de equipamentos digitais.
4. Noções básicas de informática.
2. Desenvolvimento sustentável.
3. Manuseio de equipamentos digitais.
4. Noções básicas de informática.
Estratégias e recursos da aula
EXECUÇÃO DA PRIMEIRA AULA: ( Sala de aula/laboratório de informática da escola)
Na sala de aula o professor discutirá com os alunos sobre os problemas sociais e ambientais provocados pelo acúmulo do lixo em diversos lugares como: terrenos baldios, lugares públicos, rios, mares, etc. E destacará que diversos problemas como doenças, poluição, seriam evitados se os materiais recicláveis fossem coletados e reaproveitados através do processo de reciclagem para produção de outros materiais.
Para complementar a discussão em grupo, os alunos irão ao laboratório de informática para assistirem ao vídeo do youtube “Um oceano de plástico'' disponível no link:
http://www.youtube.com/watch?v=2bSN9JXsS90
Para complementar a discussão em grupo, os alunos irão ao laboratório de informática para assistirem ao vídeo do youtube “Um oceano de plástico'' disponível no link:
http://www.youtube.com/watch?v=2bSN9JXsS90
Após assistirem o vídeo será dado um tempo para que pesquisarem na internet outros vídeos e materiais que retratem o tema em estudo, analisando consequências para a sociedade e para o meio ambiente e pedirá também para que pesquisem dados referentes ao assunto em seu município. Terminado esse período será feita uma nova discussão do assunto com a turma e o professor poderá orientá-los a registrarem(através de vídeos, imagens, etc) o tema do assunto tratado em seu bairro ou comunidade.
MOMENTO EXTRA-CLASSE
Os alunos serão divididos em duplas para que possam observar alguns locais em sua comunidade e lugares públicos e verificar se há ocorrência de depósitos de lixo ou problemas de coleta e/ou se realiza a reciclagem de materiais; de posse de câmera digital ou celular com câmera os alunos irão coletar imagens e fotografias do bairro que moram e que retratem aspectos da aula que está sendo desenvolvida.
EXECUÇÃO DA SEGUNDA E TERCEIRA AULAS: ( Laboratório de informática da escola)
Tendo realizado a coleta de imagens e fotografias os alunos irão editá-las e criar slides inserindo imagens, vídeos e textos retratando o que perceberam em sua comunidade.
Ao concluírem as atividades as duplas apresentarão seus trabalhos para os demais colegas demonstrando e discutindo a importância da aprendizagem utilizando diferentes recursos em mídias digitais.
Ao concluírem as atividades as duplas apresentarão seus trabalhos para os demais colegas demonstrando e discutindo a importância da aprendizagem utilizando diferentes recursos em mídias digitais.
Recursos Complementares
O professor poderá utilizar também outros vídeos que retratem sobre a temática do lixo e o meio ambiente como estes encontrados nos links abaixo.
1. Reciclagem -youtube.http://www.youtube.com/watch?v=DMh-Frodbts&feature=related
2. Projeto Lixo - youtube.http://www.youtube.com/watch?v=KFK-zedIdno&feature=related
3. Filme o nosso lixo de cada dia – youtube.http://www.youtube.com/watch?v=HhMDeA0Bj5g&feature=related
4. E esse Lixo que não some? - youtube.http://www.youtube.com/watch?v=llnuvq9yJ8s&feature=related
Avaliação
Serão avaliados a participação, o envolvimento, a criatividade na produção de vídeos e imagens, o desempenho na criação e apresentação dos trabalhos, coerência dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos com o tema proposto.
Comentário:
Acredito que esse tipo de atividade será muito mais interessante e estimulante para os nossos alunos, pois irão trabalhar com algo que é real para eles, algo que faz parte do seu cotidiano, dessa forma será esperado que esse tipo de trabalho desperte o seu senso crítico, interesse e curiosidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário